São Mateus - Pico - Açores

segunda-feira, setembro 04, 2006

São Mateus e o Mar

São Mateus foi sempre uma freguesia virada para o Oceano Atlântico. Pesca, caça à baleia, transporte de lenha para o Faial, transporte de passageiros, enfim ... a monocultura da vaca só veio mais recentemente.
Com as vacas e o fim da caça à baleia o povo devagarinho foi virando as costas para o bem mais precioso que possuìa - O Mar. Contam-se pelos dedos as lanchas de pesca ou de recreio no nosso porto.
Mais recentemente foi adquirido um Bote Baleeiro para de alguma forma tentar reanimar o gosto pela causa. É um começo mas não chega.
Primeiro, deve-se formar as gerações mais novas e incutir neles o gosto pelos barcos e pela água salgada que nos rodeia. Nos moldes actuais isso não é possível. O bote não é uma embarcação vocacionada para formação de vela nem de remo, muito menos para os mais novos. Além do mais, a embarcação é pertença da Autarquia e é dirigida pela mesma, como é óbvio. Independentemente da boa vontade que possa existir, uma qualquer Autarquia nunca substituirá um Clube Náutico ou similar. Não é nem deve ser a sua vocação. Mais não sendo pelo facto de ser um cargo político e desporto com política não dão bom casamento, porque a política é de alguns e o desporto deve ser de todos e todos tem o direito de praticá-lo.
Deve ser criado em São Mateus um Clube Náutico com sócios, órgãos eleitos por eles, estatutos próprios e apoiado pela autarquia, que crie escolas de Vela, Natação, etc, e que faça a gestão do "Maria Pequena". Fica a sugestão.